Ser Técnico em Enfermagem é uma grande responsabilidade, pois é uma profissão que exige muito conhecimento de ciências biológicas e também de muita atenção e carinho pelo ser humano. Este profissional compõe a equipe de saúde junto à enfermeira, auxiliando-a diretamente nas ações com o paciente e com a equipe de enfermagem.
O processo de trabalho do Técnico em Enfermagem implica o desenvolvimento de competências que requerem habilidades específicas, como execução de tarefas de cunho técnico com fundamentação científica, trabalho em equipe multidisciplinar, atuação na vigilância em saúde e tomada de decisão em situações de risco.
O técnico em Enfermagem poderá atuar na assistência primária, secundária ou terciária sob a supervisão do enfermeiro, no apoio ao diagnóstico (preparação e acompanhamento de exames diagnósticos), na proteção e prevenção (promoção da biossegurança nas ações de enfermagem e assistência em saúde coletiva), na recuperação e reabilitação (assistência a clientes/pacientes em tratamento cirúrgico, assistência em saúde mental, assistência em situação de urgência e emergência, assistência à criança, ao adolescente e à mulher, assistência a paciente em estado grave) e na gestão em saúde (organização do processo de trabalho em saúde e em enfermagem), sob a supervisão do enfermeiro.
Esses profissionais podem trabalhar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde e enfermagem domiciliar (home care). Periodicamente, são admitidos em concursos públicos do INSS, prefeituras municipais, Secretarias de Saúde, Hospitais Militares, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário